Infância

Respostas Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime

Creche

A Creche da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime iniciou a sua atividade no ano se 1989, sendo uma resposta social da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime.

 

“São aprazíveis os espaços onde educadoras e auxiliares desenvolvem uma missão que associada à missão familiar, deverá contribuir para modelar importantes bases de um desenvolvimento equilibrado, alegre e saudável das crianças que ali permanecem um significativo número de horas”.

 

Todas as salas têm ampla iluminação e ventilação, estão equipadas com materiais e equipamentos selecionados a pensar na sua utilização pelas crianças segundo a sua faixa etária. Para além de serem atrativos, privilegiam também a segurança e a proteção da criança.

 

É nestas salas onde se mantém e desenvolve a rotina, as regras e onde as aprendizagens ganham novos contornos e desenvolvimentos. O trabalho está estruturado de modo a oferecer às crianças novas formas de aprendizagem e de relação com o que a envolve e que é base para o seu desenvolvimento. É também aqui que se ultrapassa uma barreira importante: “largar a fralda e ganhar autonomia”.

Jardim de Infância

O Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime iniciou a sua atividade em 1989.

É uma resposta social com capacidade para 50 crianças sendo que 37 estão abrangidas por acordo de cooperação entre a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime e a Segurança Social.

Atualmente o jardim-de-infância possui duas salas dos 3 aos 6 anos.

Olhamos a criança na sua dignidade como pessoa, sujeito passivo e ativo de Direitos fundamentais e, como tal, com direito a ser tratada com respeito, carinho e afeto, devendo ser-lhe proporcionado crescer num ambiente saudável, propício ao seu desenvolvimento integral.

 

Poema

“Ser criança é sonhar colorido
No mundo do “Faz de conta”
Ser amigo e nunca rebelde
É dar asas à imaginação
É desenhar uma história aos quadradinhos
É pintar com as cores da emoção.
Ser criança é ficar radiante
Por qualquer motivo
É ter os olhinhos brilhantes
Sempre que vê um arco-íris
Cheios de esperanças e felizes!”

 

Objetivo Principal

Às crianças, aos pais e à comunidade procuramos sempre responder com o lema: “ Continuar a servir e a educar com qualidade”.

Ficha de Inscrição Creche e Pré Escolar 2023/24
Ficha Inscrição