História da Instituição

Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime

A Irmandade da Santa Casa de Boliqueime também abreviadamente denominada de Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime foi fundada por uma Comissão Instaladora aos vinte e cinco dias do mês de Maio de 1986, nos termos da legislação canónica e civil vigentes, foram requeridas a sua Excelência Reverendíssimo o Senhor Bispo do Algarve, a aprovação do compromisso e ereção canónica da referida irmandade.

É uma associação de fiéis cujo fim é a das Cartoze obras de Misericórdia, tanto corporais como espirituais, visando o serviço e apoio com solidariedade a todos os que precisam, ou seja, acolher os mais desprotegidos, bem como a realização de atas de culto católica, de harmonia com o seu espírito tradicional, informado pelo princípios do humanismo e da doutrina e moral e cristãs.

A Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime abriu portas dia vinte cinco de maio de 1986 através da resposta social ERPI, sendo que na mesma data surgiu a resposta social Centro de Dia.

No final da década de 80 mais propriamente em 1989, surgiu a creche de apoio à infância, sentiu-se a necessidade de acolher as crianças da área de residência criando-se assim uma nova resposta social. Existiu uma expansão dos serviços, ou seja, uma ampliação da creche em 1999 e do jardim-de-infância em 2004.